domingo, dezembro 31, 2006

COLD WAR KIDS


Os americanos sempre tentam superar seus colonizadores em matéria de rock´n´roll e atualmente vivem um dos melhores períodos da história nesse aspecto. Explico: é claro que movimentos e bandas fantásticas vieram da terra do tio sam( lembrem da psicodelia dos anos 60 , do Credence, Doors e Grunge nos anos 90) em épocas passadas, mas nos últimos anos temos um grande time de novidades nascendo nos EUA. O White Stripes para mim é um marco neste sentido ao criar um som com muita personalidade no final dos anos 90. Após o fenômeno Strokes e seu New York City Life consolidou este processo de dar ao rock americano uma identidade e possibilitar o surgimento de grandes bandas.
Aqui enquadro uma das boas novidades de 2006, o COLD WAR KIDS, banda de Fullerton, CA. Formada em 2004, o quarteto californiano desperta o interesse por possuir boas letras e influências que vão de Billie Holiday a Jeff Buckey, passando por Dylan e Tom Waits. Seu disco de estréia chama-se Robbers and Cowards e saiu em novembro deste ano. Para mim Hang me up to dry é uma das músicas de 2006, muito boa. Tell me in the Morning, Hair down, Pregant e Red wine, sucess! merecem destaque também, pricipalmente por definir a personalidade desta jovem banda. Enfim, um bom lançamento descoberto na net e que dificilmente será lançado em nosso país( e para existem Soulseek e Emule?). A NME tem uma entrevista com a banda disponível on line( o link da revista está aí do lado) e outra curiosidade é que neste ano o grupo esteve no line up do Lollapalooza, megafestival promovido por Perry Farrel. Vale conferir os Garotos da Guerra Fria.

sexta-feira, dezembro 29, 2006

MELHORES DE 2006- parte II

A alguns posts atrás fiz a lista dos 10 melhores lançamentos internacionais e fiquei devendo os melhores nacionais de 2006. Vou citar os 5( cinco) melhores de 2006( só?!) e explico isso por dois motivos: 1) não consegui acesso a tudo o que foi lançado no mercado independente nacional, pois tanto cds como downloads de algumas bandas são difíceis de encontrar e 2) este não foi um ano de ouro para o rock nacional( como foi em matéria de lançamentos internacionais). Muitos lançamentos que ouvi não me empolgaram( como o caso do Zeferina Bomba e o segundo cd do Mombojó) e tive imensa dificuldade para escolher do terceiro para baixo. Já os dois primeiros foram fáceis: Superguidis e Moptop são as revelações e os melhores do ano sem muito o que comentar( se tiver dúvida ou discordar escuta os cds) . Aí vai minha lista:
1- Superguidis- Superguidis
2- Moptop- Moptop
3- Cordel do Fogo Encantado- Transfiguração
4- Walverdes- Playback
5- Los Piratas- La Revuelta
Críticas? Sugestões? Aguardo os posts.

quarta-feira, dezembro 27, 2006

BEIRUT- The Gulak Orkestar


O mercado indie é surpreendente ao revelar e idolatrar figuras estranhas e que fazem um trabalho sem, digamos, talento. Me refiro ao cd The Gulak Orkestar do cantor Beirut. Sendo breve: Beirut é na verdade o cantor Zach Condon de 19 anos, nascido nos EUA, que neste ano ele lançou, com a ajuda de dois amigos nas gravações, o cd Gulak Orkestar, misturando sons da Europa oriental( basicamente de raízes ciganas), Oriente Médio e folk. O que poderia ser algo muito legal soa chato e monótono ao tornar-se uma grande mistura sem consistência. Particularmente senti un tédio tremendo ao escutar o cd( escutei duas vezes) e nenhuma música chamou minha atenção. Talvez seja preconceito com o tipo de som ou ignorância da minha parte, mas a verdade é uma só: não gostei. Se for para indicar algo na linha de música da Europa Oriental e do Oriente Médio indico o box Music of Islam, que faz um belo apanhado da cultura desta parte do planeta. Em tempo: Gulak Orkestar figurou em algumas listas de melhores do ano, tendo sido considerado o primeiro dos 100 cds de 2006, indicados pela loja londrina Rough Trade. Faltou só o Sebastião Estiva nesta lista.

MELHORES DE 2006- Algumas listas "famosas"

Final de ano é sempre a mesma coisa: listas e mais listas surgem para escolher os melhores e os piores. Já postei aqui meus 10 preferidos( reconhecendo que injustiças foram cometidas) e, diante de tantas listas que tenho acesso nos últimos dias, resolvi colocar os 10 mais de 5 publicações famosas.
Aí vão:

Billboard
1. Modern Times by Bob Dylan
2. We Shall Overcome: The Seeger Sessions by Bruce Springsteen
3. St. Elsewhere by Gnarls Barkley
4. Whatever People Say I Am, That's What I'm Not by Arctic Monkeys
5. Return To Cookie Mountain by TV On The Radio
6. Orphans: Brawlers, Bawlers & Bastards by Tom Waits
7. Boys And Girls In America by The Hold Steady
8. (tie) Stadium Arcadium by Red Hot Chili Peppers (tie) Taking The Long Way by The Dixie Chicks
9. (tie) 10,000 Days by Tool(tie) Love by The Beatles
10. Corinne Bailey Rae by Corinne Bailey Rae

Mojo
1. Broken Boy Soldiers by The Raconteurs
2. Modern Times by Bob Dylan
3. Whatever People Say I Am, That's What I'm Not by Arctic Monkeys
4. We Shall Overcome: The Seeger Sessions by Bruce Springsteen
5. Derdang Derdang by Archie Bronson Outfit
6. To Find Me Gone by Vetiver
7. Back To Black by Amy Winehouse
8. People Gonna Talk by James Hunter
9. The Trials Of Van Occupanther by Midlake
10. The Greatest by Cat Power

NME
1. Whatever People Say I Am, That's What I'm Not by Arctic Monkeys
2. Show Your Bones by Yeah Yeah Yeahs
3. Black Holes & Revelations by Muse
4. The Warning by Hot Chip
5. Cansei De Ser Sexy by CSS
6. St. Elsewhere by Gnarls Barkley
7. Someone To Drive You Home by The Long Blondes
8. First Impressions Of Earth by The Strokes
9. Empire by Kasabian
10. Welcome To The Black Parade by My Chemical Romance

Rolling Stone
1. Modern Times by Bob Dylan
2. Stadium Arcadium by Red Hot Chili Peppers
3. Rather Ripped by Sonic Youth
4. Return To Cookie Mountain by TV On The Radio
5. Fishscale by Ghostface Killah
6. The Greatest by Cat Power
7. Hell Hath No Fury by Clipse
8. Boys And Girls In America by The Hold Steady
9. Blood Mountain by Mastodon
10. Orphans: Brawlers, Bawlers & Bastards by Tom Waits

Uncut
1. Modern Times by Bob Dylan
2. White Bread Black Beer by Scritti Politti
3. Avatar by Comets On Fire
4. Ys by Joanna Newsom
5. Living With War by Neil Young
6. Whatever People Say I Am, That's What I'm Not by Arctic Monkeys
7. The Trials Of Van Occupanther by Midlake
8. The Warning by Hot Chip
9. The Avalanche by Sufjan Stevens
10. The Eraser by Thom Yorke
Que tal? Boas? Ruins? Deixem comentários.

segunda-feira, dezembro 25, 2006

JAMES BROWN- the godfather


Uma breve homenagem a quem teve uma vida muito rock´n´roll. THE SEX MACHINE. THE DYNAMITE

Banda da Semana- ANNUALS


O grande número de lançamentos e a facilidade em conhecê-los algumas vezes fazem com que discos excelentes passem desapercebidos. Isso aconteceu com o álbum Be He Me da banda Annuals. Lançado em outubro deste ano nos EUA este é o primeiro trabalho do sexteto de Raleigh, Carolina do Norte. Muitos que escutam a banda pela primeira vez lembram do Arcade Fire, com as belas músicas de Funeral. Realmente o Annuals tem um clima sinfônico e denso, presente já na abertura com Brother, mas o sexteto americano consegue ser diferente do grupo canadense. Impossível não ficar hipnotizado por músicas como Complete or Completing, Carry Around e Chase off You, todas com belas melodias, letras bonitas( méritos para o vocalista/ letrista Adam Baker) e um ótimo trabalho de guitarra e bateria . Influências presentes no som da banda são Flaming Lips e Radiohead, mas sem significar cópias desses monstros sagrados do rock moderno. Ouvindo o Annuals fiquei pensando se este não era mais um hype passageiro dos tempos da internet que logo estará superado pela mais indie banda alternativa da semana. Minha conclusão foi não! Meus argumentos para esta conclusão são os seguintes: a banda é consistente; nem todo hype faz com que bandas venham a sucumbir( vide franz ferdinand e white stripes); gostar de discos novos e idolatrá-los não é pecado, pois o erro está em idolatrar qualquer coisa ou em querer inventar uma grande banda( como ocorreu com os australianos do Jet) e o grande número de lançamentos vai trazer muitas bandas duradouras para manter a vitalidade deste cinquentenário chamado Rock´n´Roll. Bem, depois desse tremendo discurso vai baixar( ou comprar) o cd Be He Me!

domingo, dezembro 17, 2006

THE YOUNG KNIVES


Um dos discos que entrou em minha lista de melhores de 2006 ainda me encanta a cada nova audição. falo do Young Knives e seu Voices of animals and Men.
como várias ótimas bandas do Reino Unido o Young Knives está no seu primeiro LP e vem arrebatando fãs por onde passa. formada em Oxford, ING, este trio é um dos ótimos exemplos do vigor da nova safra inglesa. em 2002 a banda era conhecida como Young Knives...are Dead( tendo inclusive lançado um mini LP com esse nome) e após participar do festival Truck a banda mudou o nome assinou com o respeitado selo Transgressive para o lançamento do single Kunky Music Make my Heart beat faster, com a boa receptividade. em 2005 sua fama aumentou ao abrir shows de Futureheads e Hot Hot Heat. os Knives foram preparando o terreno para um trabalho mais sólido, o que ocorreu neste ano. o lp tem ótimas faixas como The Decision( produzida pelo Gang of Four- mais uma banda que bebe nos caras!- Andy Bell). Shes Attraced To pode ser um som para qualquer festa de rock indie, assim como Part Timer. os Knives tem um vigor muito próximo ao dos rapazes do The Rakes, sem parecer cópia. ótimos riffs e vocais de Henry Dartmall são alguns dos pontos altos dessa ótima banda. Se você estiver curioso baixe o cd e vá direto a Here Comes the Rumour Mill e comprove o que falei. um banda para estourar em festas e que parece ter um ótimo vigor ao vivo. se mesmo assim você desconfia me chama para discotecar sua festa indie de fim de ano e comprove o que escrevi.

terça-feira, novembro 28, 2006

MELHORES DE 2006- parte I

E o final de ano sempre traz consigo as famosas listas do melhores discos e das melhores músicas. Em um ano de ótimas surpresas e grandes retornos, fica complicado fazer uma lista sem cometer injustiças. Poderia fazer como a loja Rough Trade, que escolheu os 100 melhores do ano, mas preferi uma fórmula mais tradicional, citando os dez melhores discos internacionais de 2006. Sem maiores delongas e antes que altere minhas preferências, são eles:
1- Raconteurs- broken boy soldiers
2- Comets on fire- Avatar
3- Arctic Monkeys- Whatever...
4- Fratellis- Costello Music
5- Yeah Yeah Yeahs- Show Your Bones
6- Silversun Pickups- Carnavas
7- Midlake- the trails of Van Occupanther
8- The Young of Knives- Voices of animals and men
9- The Long Blondes- Giddy Stratosphere
10- Art Brut- bang bang rock´n roll
E aí, faltou algum? deixa um comentário citando qual. quem sabe não aumentamos a lista para 20.

sexta-feira, novembro 24, 2006

banda da semana- HEARTLESS BASTARDS


O gosto musical é algo peculiar, que muitas vezes gera preconceitos e pré-conceitos sem nenhum sentido. Os fãs do rock dos anos 60 e 70 falam que o rock morreu. Os fãs da década de 80 dizem que ela foi um esplendor para o rock. A verdade é que grandes bandas do rock de antigamente movem garotos e garotas a criarem novas bandas muito interessantes.
É o caso do Heartless Bastards, banda que tenho escutado muito nesta semana. Formado por Erika Wennerstom, Mike Lamping e Kevin Vaughn em Dayton, Ohio, com dois discos- Stairs and Elevators( foto- 2005) e All This Time(2006)- lançados, tendo influências de Patti Smith, PJ Harvey( do início de carreira) e Velvet Underground e muita personalidade, este trio mostra como a nova geração do rock americano está provando que boas bandas não ficam localizadas em momentos históricos determinados. É empolgante ouvir músicas como Gray, Piano Song, Onions aonde podemos observar toda a vitalidade desta ótima banda. Escute sem preconceitos e perceba como o rock consegue autoreproduzir-se e manter acesa a vitalidade que o criou.

quinta-feira, novembro 23, 2006

KATACULTURA VOLTA COM FORÇA TOTAL

Aos que estão acessando o blog nas últimas semanas e sempre dão de cara com o excelente disco da Aretha é necessário um esclarecimento: por total falta de tempo deixei de atualizar este espaço que para mim é muito legal e importante. Nem a promessa da colocar as músicas que rolo no Gasômetro foram cumpridas e sei que muitos perderam o interessante para voltar a acessar o Katacultura.
Felizmente meu tempo voltou e agora vou atualizar o blog toda segunda, quarta, sexta e sábado. Vou indicar novidades do rock mundial, divulgar a legal cena independente nacional e prestar uma homenagem a grandes bandas do passado. Espero que todos gostem!

quarta-feira, outubro 25, 2006

ARETHA FRANKLIN


Hoje começo a colocar dicas de cds que levo no gasômetro aos domingos. A estréia será com a deusa Aretha Franklin. Nascida em Memphis, Tennesse, esta filha de pastor evangélico começou cantando com suas irmãs no coral da igreja, ainda nos anos 50, e no início dos anos 60 despontou para uma esplendida carreira solo. Intrepretando músicas de artitas como Beatles e Simon & Garfunkel e lançado albuns como o excelente Amazing Grace, Aretha firmou seu nome na soul music. O disco que indico é de 1968 , ARETHA NOW. Tendo hits como Think, I Say a Little Prayer, See Saw e I Can´t See Myself Living You este disco traz um dos grandes monentos da rainha do soul. Vale conferir.

segunda-feira, outubro 23, 2006

JESUS AND MARY CHAIN- relançamentos de clássicos dos irmãos REID





Finalmente o Jesus and Mary Chain está de volta ao Brasil ! Dois clássicos da banda, PSYCHOCANDY(85) e DARKLANDS(87), voltaram novamente as lojas brasileiras. O primeiro é um dos marcos da história do rock, com suas guitarras distorcidas foi o pai de muita gente boa, vide Black Rebel Motorcycle Club e Raveonettes. Músicas como Just Like Honey & My Little Underground são as bases do rock que seria feito dali para frente. O segundo, sem tantas distorções e com canções mais densas, é o outro ponto alto da banda. Músicas como a faixa título, Fall, On the Wall encaminham a banda para um sucesso comercial maior e selam definitivamente seu nome entre os monstros do rock. Mesmo que você tenha baixado vale a pena ter esses dois em sua coleção. Mas vá rápido, pois em breve eles somem novamente.

sábado, outubro 21, 2006

Rádio novamente fora do ar!

Infelizmente esta não foi uma grande semana para a rádio katacultura. Estivemos no ar somente segunda e terça. Os problemas com o servidor continuam acontecendo, o que impede que o programa coloque a rádio no ar. Assim que o problema for resolvido informaremos. Valeu

sábado, outubro 14, 2006

COMETS ON FIRE- Avatar


A difusão da música pela internet provoca um fenômeno inimaginável para pessoas da minha geração. Se no início dos anos 90 as novidades chegavam aos nossos ouvidos por fitas, cds importados ou revistas de música hoje tudo pode ser descoberto tendo um soulseek, myspace e entrando em sites como da NME ou Metacritic. Claro existem vantagens e desvantagens nisso, mas inegavelmente estamos abertos para o que acontece no mundo da música. E foi assim que descobri esta ótima banda chamada COMETS ON FIRE, que está lançando seu quarto álbum( Avatar) pelo lendário selo SubPop.
Este quinteto de Santa Cruz, CA, formado por Ethan Miller(g/v), Ben Flashman(b), Ben Krasny(g), Noel Von Harmonson(k) e Utrillo Kushner(d) é um dos grandes expoentes da neo- psicodelia do underground americano. Misturando influências que vão de Sonics a Blue Cheer, passando pelo Quicksilver Messenger Service, o Comets on Fire tem em Avatar seu disco mais coeso e acessível que seu antecessor Blue Cathedral. O começo com a nervosa Dugwood Rust mostra um ótimo trabalho da cozinha e ótimos riffs. Jaybird deixa o clima um pouco mais calmo no começo mas após volta com uma intensidade empolgante. Se você gosta de psicodelia vai adorar os solos protagonizados pelo Comets. Lucifer´s Memory é uma excepcional balada, com destaque para Kushner que assume o piano e marca a melofia para esta excepcional canção. Em The Swallon´s Eye volta do clima nervoso assim como Holly Theet, a música mais nervosa do cd. Sour Smoke tem um marcante riff de guitarra e uma atmosfera de Hammond que relaxam o ouvinte após as duas pauladas anteriores. Hatched Upon the Age é o clima ideal para fechar o cd, com Kushner novamente no paino criando uma bela linha melódica com o vocal de Miller.
Um dos melhores lançamentos de 2006 e que muito provavelmente passará em branco em terras brasileiras. Mas, como eu falei no começo, na era da internet...

quarta-feira, outubro 11, 2006

rádio katacultura novamente no ar!

A rádio katacultura volta ao antes do previsto. Para ouvir é necessário clicar no botão " Atualizar" de seu navegador e depois clicar no link do lado direito.

Boa viagem!

quinta-feira, setembro 28, 2006

Fratellis- Os "filhos" do Arctic Monkeys?



Na era da internet e mp3 uma banda fica velha em seis meses ou menos. O Arctic Monkeys e mais metade do novo rock estão sofrendo desse problema. com um disco( Whathever...) que caiu na net meses antes do lançamento oficial, o quarteto inglês teve um dos maiores hypes desse início de século o que, se não prejudicou as vendas do cd( que foram muito boas), fez da banda superada em poucos meses. Nesta nova era bandas como Franz Ferdinand são destaques por conseguir passar a fase queridinha da mídia e mostrar um trabalho original e recheado de hits.
O trio escocês Fratellis está surgindo como a "nova" promessa do rock britânico, misturando T-Rex, The Clash, Slade e Happy Mondays. Formado por Jon fratelli(guitarra/vocais), Mincy fratelli(bateria/vocais) e Barry fratelli(baixo) em 2005, na cidade de Glasgow, lançou em setembro seu primeiro cd, com o título de Costello Music. Antes deste lançamento a banda teve três eps e tocou em programas impotantes da TV inglesa, como Jools Holland e Top of the Tops. O cd tem hits radiofônicos como Henrietta, Country Boys and City Girls, Chelsea Dagger e Creepin up the Backstairs( as duas últimas com clipes no Youtube). A voz de John é marcante na maior parte das músicas e seus riffs remetem a Arctic Monkeys e Libertines. O estilo garageiro do trio também é outro ponto a ser destacado, fazendo de Costello Music um dos melhores lançamentos do ano. Na rádio Katacultura as músicas do Fratellis já estão na programação. Confira a rádio no link ao lado.

domingo, agosto 06, 2006

RACONTEURS


Mister Jack White, cérebro do White Stripes, está de banda nova chamada raconteurs. ao iniciar as gravações o músico disse que este novo projeto não atrapalhava em nada sua parceira com Meg White e que estava querendo realizar novos sons. acontece que a recepção ao cd Broken Boy Soldiers foi muito boa e as recentes apresentações na europa e nos estados unidos tem demonstrado que mr. White está realmente muito empolgado com seu novo projeto. o raconteurs é uma banda, na concepção clássica do rock. com White na guitarra, Brendan Benson(que tem uma boa carreira nos EUA) na outra guitarra, Patrick Keelerna bateria e Jack Lawrence no baixo, a banda traz uma forte pegada blues- rock e ótimas canções como a faixa- título do cd, steady as she goes, hands, intimate secretary, blue vains dentre outras. aqui vemos um músico como white fazendo parte de um grupo, pois nenhum dos outros três é mero acessório( com é meg no stripes) e a banda tem feito apresentações em festivas que provocam, muitas vezes, uma sensação que o raconteurs deixará de ser um projeto paralelo para ser a banda principal de mister white. isso por si só gera um calafrio: terá chegado ao fim o duo mais importante do rock moderno? sinceramente acredito que não. mesmo que o último cd dos stripes, get behind me satan, que considero como um dos melhores discos do ano passado, não tenha tido a repercussão dos anteriores a dupla ainda tem muito a oferecer e vai chegar o momento em que white vai querer ser novamente o centro das atenções e chamará meg para um novo cd. a magia do white stripes está em ter um músico perfeito e uma pessoa que fica ali para fazer número( como disse Marcelo Nova no gasômetro, a meg white tocando bateria parece a empregada da casa dele batendo panela) e isso gera uma química perfeita e um som sensacional( quem viu os shows no brasil ano passado comprovou o que falo). assim o futuro certamente nos reserva muitas ótimas canções oriundas das "duas" bandas de mr. white.

domingo, julho 23, 2006

bandas que estamos escutando.

Bem, como a rádio agora é uma realidade, com ip fixo e com número de 50 ouvintes simultâneos, comentários sobre bandas novas e antigas vão retornar com força total ao blog. e para início de conversa vou destacar duas bandas da nova geração que merecem uma audição: Evangelicals e Máximo Park. nenhuma delas teve seus álbuns lançados no Brasil( pelo menos ainda), mas os programas que compartilham mp3 suprem esta falha dos selos brazucas. o Evangelicals lançou seu primeiro cd em junho desse ano, com o título de So Gone. formada em Oklahoma, este trio traz influências de Flaming Lips, Grandaddy, Pavament e elementos neo- psicodélicos( basta escutar a faixa Another Day- que está disponível ao final deste comentário- para observar o que estou falando). De escutar este cd fica claro que o Evangelicals é uma banda com bom potencial, que ainda pode dar muito o que falar( não sei se será um novo HYPE, mas com certeza vai ser comentada pela crítica antenada em novidades). a outra banda que destaco da programação da rádio é o Máximo Park. este grupo vem reforçar o novo rock inglês, consolidando a geração de novas bandas como sendo das melhores dos últimos anos. formado em Newcastle, este quinteto é uma das ótimas coisas surgidas na terra rainha e de Peter Crounch, tendo como influências bandas como Jam, XTC e Smiths. tendo lançado seu primeiro single em 2004, o grupo veio a consolidar seu trabalho com o álbum a Certain Tigger, com certeza uma das melhores obras do indie rock do século XXI e isso pode ser comprovado na participação do grupo em festivais como Glastonbury e Reading e em músicas como Signal & Sign, Apply some Pressure e Graffitti( a primiera está disponível no fim deste comentário). Curtam esses dois sons disponíveis aqui e escutem o resto da programação, participando sempre pelo mail: katacultura@yahoo.com.br .
http://rapidshare.de/files/26690882/02_-_evangelicals_-_another_day__and_youre_still_knocked_out_.mp3.html
http://rapidshare.de/files/26691093/01_signal___sign.mp3.html

sábado, julho 15, 2006

Voltando a cena

Bem, para quem acompanha este bloger, a rádio katacultura estava sendo uma grande novela, pois nunca ela estava no ar. Agora vai ser diferente já que a rádio, a partir de hoje, tem servidor que suporta 50 ouvintes simultâneos e estará no ar por 9 horas consecutivas. Aproveite para conhecer e mandar suas sugestões para katacultura@yahoo.com.br . Valeu!

domingo, junho 25, 2006

BANDAS QUE VISITARÃO O BRASIL AINDA NESTE ANO.

E o segundo semestre musical promete muita coisa boa, apesar das indefinições do Curitiba Rock Festival e do Claro que é Rock. Tim Festival, Motomix, Nokia Trends e shows avulsos começam a planejar o que vai rolar neste 2006/2.
Depois de um primeiro semestre com Stones, U2, Franz Ferdinand, Abril pro Rock, Campari Rock, Sister of Mercy, Oasis, Vivê la Fetê e outros vários shows gringos em nosso país, existe uma grande expectativa sobre quais atrações serão apresentadas ao povo roqueiro brasileiro.
Até o momento estão confirmados( segundo os "especialistas" da imprensa): Franz Ferdinand, que volta para tocar dia 16/09 em São Paulo; madonna, que fará shows em outubro no Rio e em São Paulo; Yeah Yeah Yeahs, Clap Your Hands Say Yeah, Patti Smith, Daft Punk no Tim Festival que deve ocorrer no Rio, São Paulo e Porto Alegre; New order em novembro no Credicard Hall, Violent Femmes, Klaxons e Ladytron no Curitiba Rock Festival( se este ainda for o nome do festival) . Ufa, vai ser preciso grana para acompanhar tudo isso!
Mas fica a expectativa por outras bandas que estão com grandes discos lá fora e ainda não foram anunciadas em nenhum evento. são elas: Wolfmother, Arctic Monkeys, Máximo Park, Rakes, Hard- Fi, the Souns e Secret Machines. Para mostar o poder do novo rock escutem a faixa que estou deixando da banda Hard- Fi de seu primeiro disco, Stars of CCTV, lançado recentemente no Brasil. Bom som e até mais.

quinta-feira, junho 22, 2006

O Retorno

Bem... depois de um bom tempo sem atualizações, o katacultura volta a ter matérias postadas. E também está de volta a rádio katacultura( no link ao lado Direito), com o melhor da programação do rock mundial e de outros estilos que só tocam nesta rádio. Então você já sabe: é ficar ligado no blogger e na rádio para saber as novidades musicais!

terça-feira, maio 16, 2006

"Eu quero é botar meu Bloco na rua " junto com Sampaio



É! ...para quem não sabe... este é título de uma música do genial Sérgio Sampaio dono de tantas outras espetáculares composições como:Leros, Leros E Boleros;Meu Pobre Blues;Viajei De Trem;Que Loucura ...Sérgio foi um destes artistas malditos com histórias cheias de mitos e loucuras.E por conta deste perfil , um tanto quanto marginal, não teve o sucesso que realmente merecia.O Bloco não venceu o festival, mas é o tipo de canção que gruda nos nossos ouvidos e nos nossos corações, foi lançada em compacto e vendeu 500 mil cópias. Da Noite para o dia, Sérgio que não tinha grana nem para fazer uma refeição, passou a ser visto como o Maior nome da música no Brasil.Depois de viver tempos de "Glórias" o músico se afundou no alcool e nas drogas de uma tal forma que até mesmo seu fiel amigo o "Maluco Beleza" Rauzito se declarou "careta" em face das loucuras vividas por Sérgio.O público demosntrou pouco interesse pelos os seus outros dicos lançados e por incrível que pareça quanto mais o cantor aparecia na mídia, menos discos ele vendia, pois a postura a profissional do "gênio" não era nada adequada.Ele não se deixou levar pelas pressões feitas pelas gravadoras que queriam fazer da sua obra algo para consumo imediato.Assim seu último trabalho foi independente e desvinculado de qualquer gravadora, desta forma ele conseguiu fazer um trabalho bem mais autoral.No ano de 1982 ele sai definitivamente de cena e pelo o que se sabe Sérgio foi para Bahia e parou com as drogas e com o álcool e até planejava uma volta ao cenário musical, mas infelizmente a morte chegou antes , ele nos deixou órfãos de suas canções em 1994.Mas fica aqui uma homenagem a este grande gênio marginal!

Foto do site da gravadora

Então vamos de Sérgio Sampaio em "Leros e Leroa e Boleros"
Canção do disco "Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua" - (1973)


Leros e leros
Traga branco o seu sorriso
Em que rua
Em que cidadeEu fui mais feliz?
Leros, boleros
Música em sua vida!
Os acordes dissonantes
Estão na raiz
Dos meus cabelos
No inferno
No meu sorriso de adeus
Vou me fazer de moderno
No meu encontro com Deus
Leros e leros
Tudo enche meus ouvidos
Por que tanta gente rindo
No filme que eu vi?
Leros, boleros
Tangos e outras delícias
Eis a última notícia:Que filme que eu vi!
Ai, meus amigos modernos
Ai, meu sorriso de adeus
Vou me fazer de eterno
No meu encontro com Deus

domingo, abril 30, 2006

Mutantes!!!!



Esta semana vamos nos dedicar aos MUTANTES e estamos gravando um programa especial com estas feras vanguardistas da nossa música.A banda formada por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias nasceu em São Paulo nos anos 60 e teve inúmeras formações .

A estréia oficial do trio se deu no programa "O Pequeno Mundo de Ronnie Von", na TV Record, em 1966.Em 1967 fizeram uma participação especial a convite, do atual ministro ad cultura, Gilberto Gil no terceiro festival da MPB em 1967 na música "Domingo no Parque".

À princípio o convite de Gil foi encarado com uma certa desconfiança pelo trio, mas a visionária Rita Lee se agarrou na oportunidade oferecida que acabou dando tão certo que a banda explodiu.

Ainda em 67 a banda lança seu primeiro compacto e daí pra frente o grupo foi só sucesso.Esta é a discografia dos Mutantes:




1968 - OS MUTANTES
1969 - MUTANTES
1970 - A DIVINA COMÉDIA OU ANDO MEIO DESLIGADO
1971 - JARDIM ELÉTRICO
1972 - MUTANTES E SEUS COMETAS NO PAÍS DOS BAURETZ
1974 - TUDO FOI FEITO PELO SOL
1975- MUTANTES AO VIVO
1992 - o A & o Z

2000 - TECNICOLOR

*** Na realidade esta é a discografia oficial que aparecem em todos o s sites pesquisados na net.
Nós vamos mais além...

Consideramos dois discos ditos "solos" de Rita Lee como também obra dos MUTANTES.Como: Build Up (1970) eHoje É O Primeiro Dia Do Resto De Sua Vida (1972)



Outros dois discos são marcantes na carreira dos Mutantes: Tropicália e A Banda Tropicialista do Duprat que marcou a estréia em disco do grupo)

O disco de 1992 (o A & o Z ) foi gravado nos anos 70, sem a presença de Rita Lee, e marca o auge da fase progressiva da banda, não chegando a sair em vinil na época. Em 1992 rola um convite de Rita Lee aos seus antigos companheiros para participarem dos seus shows,mas algumas "picuinnhas" e ressentimentos do passado aparecem a poucos minutos antes do show, Arnaldo Batista briga com o Roberto de Carvalho (marido de Rita) e vai embora. Resultado: Apenas Sérgio Dias se apresenta com Rita somente em uma canção.Em 1993 Kurt Cobain (do Nirvana) pede para que o grupo se forme novamente, mas o pedido foi em vão. Em 2000 a gravadora Universal Lança TECNICOLOR que nada mais é que uma gravação da passagem do grupo pela França em 1970.

Em janeiro deste ano são relançados em cd os álbuns da banda para deleite dos antigos fãs e alegria da nova geração de roqueirosE finalmente em Abril deste ano os Mutantes anunciam a sua volta, para shows na Inglaterra e nos EUA,mas sem Rita Lee. A grande estrela do grupo foi trocada por Zélia Duncan.Bem, vamos esperar para ver a performace de Zélia para substituir a maravilhosa Rita Lee. Mas, na minha modesta opinião... (que me perdoem os fãs de Zélia) não foi uma boa escolha, pois a substituta ideal de Rita nos Mutantes é Fernanda Takai do "Pato FU", tão influenciado por eles em suas canções.

No mais, estamos esperando anciosamente para ver, ouvir e sentir Sergio Dias, Arnaldo Baptista e Dinho Leme ao grande retorno aos palcos.

Enquanto isso não acontece... A Katacultura faz um programa especial falando e tocando MUTANTES.Bjs e agora vou curtir Mutantes... na vitrola


FUI... mas volto... com o programa dos Mutantes!!! não percam!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, abril 20, 2006

Black Merda

Calma, não se assustem!!!! não é nada disto que vocês estão pensando!!!!Na real eu também levei um susto. Estava dando a minha nevegada diária no mar dos Blogueiros e me deparei com o "Black Merda",que de merda não tem absolutamente nada. Confira mais sobre esta banda no blogger Violão Vellho http://www.violaovelho.blogspot.com/ e ainda visite o site oficial da banda dos anos 70 que faz uma salada de Blues, psicodelia, funk, soul, muita coisa gostosa!!!! vale a pena conferir!!!!E é claro, a Katacultura web rádio já está garimpando algo desta banda para colocar no ar o mais breve possível a SENSACIONAL "Black Merda". Se toda Merda no mundo da música fosse deste estilo... seria muito mais fácil...Para saber mais e ouvir trechinho da grande MERDA PRETA ai vai o endereço do site oficial da banda:http://www.blackmerda.com/news.html

sábado, abril 15, 2006

E esta não é a única novidade!!!
Estamos inventado uma programação recheada de programas novos.
Nestes programas teremos participações especiais e muitas novidades do mundo musical.
Queremos sugestões... sinta-se à- vontade !!!!!
Bote "a boca no trombone"!!
Fui...
Mas, volto!!!

Aguardem!!! Uma matéria especial sobre o Campari!!!


Enquanto isso... fiquem com algumas fotos do início da aventura!!!!!!
Katatau se meteu em Sampa e depois em Atibaia sozinho para curtir o grande Campari rock!!!
Tudo pelo Amor a Boa Música !!!!!
E valeu a pena...
Cada detalhe desta aventura estará postado aqui (sem cortes) hehehe

Algumas imagens do Campari!!! D++++++++







E o Campari rock foi assim, sensacional! Nas imagens: Vista do espaço para o público, show do montage( de longe e de perto), show do digitaria e show do Walverdes.

quarta-feira, março 29, 2006

CAMPARI ROCK 2006


E os grandes festivais de rock deste ano estão para começar. Depois de um 2005 que teve Curitiba Rock Festival, Claro que é Rock e tim Festival- só para citar os mais importantes- chegou a hora da 2ª edição do Campari Rock. Desta vez o festival idealizado pelos jornalistas André Barcinsci e Lúcio Ribeiro acontece em Atibaia, cidade localizada a 60 km de São Paulo, em um hotel Fazenda. Segundo os organizadores a idéia é fazer um evento nos moldes dos festivais europeus como Glastonbury, com shows começando no meio da tarde e indo até a madrugada do dia seguinte. A grande atração do evento é a banda inglesa Supergrass, que ficou conhecida no mieo dos anos 90 com o hit "Allright". No ano passado foi lançado o quarto álbum da banda intitulado "Road To Rouen", que mostrou novos horizontes no som da banda, tendo sido bem recebido por público e crítica. Os fãs esperam que a banda faça uma grande apresentação, pois sua carreira tem sido marcada por grandes discos e constante evolução musical. Outra atração internacional é a banda de Boston, Mission of Burma, surgida no início dos anos 80 e com quatro discos em sua carreira. O grupo é um dos grandes nomes do pós- punk americano. Seu mais recente cd, lançado em 2004 e intitulado Onaffon, foi bem recebido por seus fãs e em maio deste ano chegará ao mercado o quinto cd da banda, intitulado The Obliterati. O festival será uma ótima oportunidade para o público brasileiro conhecer esta banda que influenciou gente como REM. No campo da música eletrônica as atrações internacionais são Fixmer + McCarthy (França/Inglaterra) e David Carreta (França). No time das bandas nacionais destaque para Cachorro Grande, Ira! e Nação Zumbi. Estaremos lá para cobrir o festival e trazer as melhores fotos deste evento. Para os interessados o set list e servico do festival:
Supergrass (UK), Mission Of Burma (EUA), Ira!, Nação Zumbi, Fixmer + McCarthy (França/Inglaterra), David Carreta (França), Cachorro Grande, Walverdes, Ludovic, Digitaria e Montage. Os ingressos para o Campari Rock 2006 tem os preços de:Ingressos antecipados: R$40,00 (estudantes), R$80,00 (inteira) Ingressos no dia:R$50,00 (estudantes)R$100,00 (inteira). mais informações no site: www.camparirock.com.br

segunda-feira, fevereiro 27, 2006

A Katacultura está promovendo uma Copa de Futebol de botão!!!

A Rádio net e blogger Katacultura estará promovendo no mês de Abril a primeira copa de futebol de botão entre os nossos ouvintes e leitores. As incrições poderão ser realizadas através do email:katacultura@yahoo.com.br . Mediante a inscrição os participantes receberão por email as regras do jogo.
Inscreva-se já, não perca tempo!!! Todos sem distinção estão convidados!!!! Mesmo que Você não saiba jogar, venha só para fazer a torcida, a festa ou até mesmo para aprender. Uma coisa nós garantimos: muita diversão e música da melhor qualidade!!!!!!!

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Mudamos de cara!!!!


Um pequeno lembrete para os nossos possíveis ouvintes!!!!
O programa número 1 da Rádio Katacultura foi para ar no dia 19/02/2006 (Domingo) às 21:15.
Ele se chama Música em Cores e tocou muita psicodelia em todas as suas vertentes.
Então, guarde o endereço de nossa rádio que nós nos encontraremos todos os domingos na mesma psicodélica hora e no mesmo psicodélico local.
Ah!!! Só uma coisinha!!! Conectem cedo, porque nossa rádio tem número limitado de ouvintes, seja você o felizardo!!!

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Depois de um longo tempo...


Acabou dando certo!!!
A Rádio Katacultura já é uma realidade e este é o endereço:
http://200.247.142.194%20:8000/listen.pls
Coloque o endereço no seu favoritos. Você precisa ter o Winamp e ser louco por som para poder ouvir... se você não tem este é o endereço para baixar: http://baixaki.ig.com.br/site/detail7597.htm
Estamos fazendo uns testes, editando umas vinhetas... pensando nos programas que terão dia e hora para transmissão ao vivo!!!
Posso adiantar que um deles vai ser Sábado fim de tarde e outro no domingo...
Enquanto isso a Katacultura esta funcionando em carater experimental todas as tardes com uma programação um pouco louca!!!!

mas... vem coisa boa por ai!!!!