domingo, dezembro 31, 2006

COLD WAR KIDS


Os americanos sempre tentam superar seus colonizadores em matéria de rock´n´roll e atualmente vivem um dos melhores períodos da história nesse aspecto. Explico: é claro que movimentos e bandas fantásticas vieram da terra do tio sam( lembrem da psicodelia dos anos 60 , do Credence, Doors e Grunge nos anos 90) em épocas passadas, mas nos últimos anos temos um grande time de novidades nascendo nos EUA. O White Stripes para mim é um marco neste sentido ao criar um som com muita personalidade no final dos anos 90. Após o fenômeno Strokes e seu New York City Life consolidou este processo de dar ao rock americano uma identidade e possibilitar o surgimento de grandes bandas.
Aqui enquadro uma das boas novidades de 2006, o COLD WAR KIDS, banda de Fullerton, CA. Formada em 2004, o quarteto californiano desperta o interesse por possuir boas letras e influências que vão de Billie Holiday a Jeff Buckey, passando por Dylan e Tom Waits. Seu disco de estréia chama-se Robbers and Cowards e saiu em novembro deste ano. Para mim Hang me up to dry é uma das músicas de 2006, muito boa. Tell me in the Morning, Hair down, Pregant e Red wine, sucess! merecem destaque também, pricipalmente por definir a personalidade desta jovem banda. Enfim, um bom lançamento descoberto na net e que dificilmente será lançado em nosso país( e para existem Soulseek e Emule?). A NME tem uma entrevista com a banda disponível on line( o link da revista está aí do lado) e outra curiosidade é que neste ano o grupo esteve no line up do Lollapalooza, megafestival promovido por Perry Farrel. Vale conferir os Garotos da Guerra Fria.

sexta-feira, dezembro 29, 2006

MELHORES DE 2006- parte II

A alguns posts atrás fiz a lista dos 10 melhores lançamentos internacionais e fiquei devendo os melhores nacionais de 2006. Vou citar os 5( cinco) melhores de 2006( só?!) e explico isso por dois motivos: 1) não consegui acesso a tudo o que foi lançado no mercado independente nacional, pois tanto cds como downloads de algumas bandas são difíceis de encontrar e 2) este não foi um ano de ouro para o rock nacional( como foi em matéria de lançamentos internacionais). Muitos lançamentos que ouvi não me empolgaram( como o caso do Zeferina Bomba e o segundo cd do Mombojó) e tive imensa dificuldade para escolher do terceiro para baixo. Já os dois primeiros foram fáceis: Superguidis e Moptop são as revelações e os melhores do ano sem muito o que comentar( se tiver dúvida ou discordar escuta os cds) . Aí vai minha lista:
1- Superguidis- Superguidis
2- Moptop- Moptop
3- Cordel do Fogo Encantado- Transfiguração
4- Walverdes- Playback
5- Los Piratas- La Revuelta
Críticas? Sugestões? Aguardo os posts.

quarta-feira, dezembro 27, 2006

BEIRUT- The Gulak Orkestar


O mercado indie é surpreendente ao revelar e idolatrar figuras estranhas e que fazem um trabalho sem, digamos, talento. Me refiro ao cd The Gulak Orkestar do cantor Beirut. Sendo breve: Beirut é na verdade o cantor Zach Condon de 19 anos, nascido nos EUA, que neste ano ele lançou, com a ajuda de dois amigos nas gravações, o cd Gulak Orkestar, misturando sons da Europa oriental( basicamente de raízes ciganas), Oriente Médio e folk. O que poderia ser algo muito legal soa chato e monótono ao tornar-se uma grande mistura sem consistência. Particularmente senti un tédio tremendo ao escutar o cd( escutei duas vezes) e nenhuma música chamou minha atenção. Talvez seja preconceito com o tipo de som ou ignorância da minha parte, mas a verdade é uma só: não gostei. Se for para indicar algo na linha de música da Europa Oriental e do Oriente Médio indico o box Music of Islam, que faz um belo apanhado da cultura desta parte do planeta. Em tempo: Gulak Orkestar figurou em algumas listas de melhores do ano, tendo sido considerado o primeiro dos 100 cds de 2006, indicados pela loja londrina Rough Trade. Faltou só o Sebastião Estiva nesta lista.

MELHORES DE 2006- Algumas listas "famosas"

Final de ano é sempre a mesma coisa: listas e mais listas surgem para escolher os melhores e os piores. Já postei aqui meus 10 preferidos( reconhecendo que injustiças foram cometidas) e, diante de tantas listas que tenho acesso nos últimos dias, resolvi colocar os 10 mais de 5 publicações famosas.
Aí vão:

Billboard
1. Modern Times by Bob Dylan
2. We Shall Overcome: The Seeger Sessions by Bruce Springsteen
3. St. Elsewhere by Gnarls Barkley
4. Whatever People Say I Am, That's What I'm Not by Arctic Monkeys
5. Return To Cookie Mountain by TV On The Radio
6. Orphans: Brawlers, Bawlers & Bastards by Tom Waits
7. Boys And Girls In America by The Hold Steady
8. (tie) Stadium Arcadium by Red Hot Chili Peppers (tie) Taking The Long Way by The Dixie Chicks
9. (tie) 10,000 Days by Tool(tie) Love by The Beatles
10. Corinne Bailey Rae by Corinne Bailey Rae

Mojo
1. Broken Boy Soldiers by The Raconteurs
2. Modern Times by Bob Dylan
3. Whatever People Say I Am, That's What I'm Not by Arctic Monkeys
4. We Shall Overcome: The Seeger Sessions by Bruce Springsteen
5. Derdang Derdang by Archie Bronson Outfit
6. To Find Me Gone by Vetiver
7. Back To Black by Amy Winehouse
8. People Gonna Talk by James Hunter
9. The Trials Of Van Occupanther by Midlake
10. The Greatest by Cat Power

NME
1. Whatever People Say I Am, That's What I'm Not by Arctic Monkeys
2. Show Your Bones by Yeah Yeah Yeahs
3. Black Holes & Revelations by Muse
4. The Warning by Hot Chip
5. Cansei De Ser Sexy by CSS
6. St. Elsewhere by Gnarls Barkley
7. Someone To Drive You Home by The Long Blondes
8. First Impressions Of Earth by The Strokes
9. Empire by Kasabian
10. Welcome To The Black Parade by My Chemical Romance

Rolling Stone
1. Modern Times by Bob Dylan
2. Stadium Arcadium by Red Hot Chili Peppers
3. Rather Ripped by Sonic Youth
4. Return To Cookie Mountain by TV On The Radio
5. Fishscale by Ghostface Killah
6. The Greatest by Cat Power
7. Hell Hath No Fury by Clipse
8. Boys And Girls In America by The Hold Steady
9. Blood Mountain by Mastodon
10. Orphans: Brawlers, Bawlers & Bastards by Tom Waits

Uncut
1. Modern Times by Bob Dylan
2. White Bread Black Beer by Scritti Politti
3. Avatar by Comets On Fire
4. Ys by Joanna Newsom
5. Living With War by Neil Young
6. Whatever People Say I Am, That's What I'm Not by Arctic Monkeys
7. The Trials Of Van Occupanther by Midlake
8. The Warning by Hot Chip
9. The Avalanche by Sufjan Stevens
10. The Eraser by Thom Yorke
Que tal? Boas? Ruins? Deixem comentários.

segunda-feira, dezembro 25, 2006

JAMES BROWN- the godfather


Uma breve homenagem a quem teve uma vida muito rock´n´roll. THE SEX MACHINE. THE DYNAMITE

Banda da Semana- ANNUALS


O grande número de lançamentos e a facilidade em conhecê-los algumas vezes fazem com que discos excelentes passem desapercebidos. Isso aconteceu com o álbum Be He Me da banda Annuals. Lançado em outubro deste ano nos EUA este é o primeiro trabalho do sexteto de Raleigh, Carolina do Norte. Muitos que escutam a banda pela primeira vez lembram do Arcade Fire, com as belas músicas de Funeral. Realmente o Annuals tem um clima sinfônico e denso, presente já na abertura com Brother, mas o sexteto americano consegue ser diferente do grupo canadense. Impossível não ficar hipnotizado por músicas como Complete or Completing, Carry Around e Chase off You, todas com belas melodias, letras bonitas( méritos para o vocalista/ letrista Adam Baker) e um ótimo trabalho de guitarra e bateria . Influências presentes no som da banda são Flaming Lips e Radiohead, mas sem significar cópias desses monstros sagrados do rock moderno. Ouvindo o Annuals fiquei pensando se este não era mais um hype passageiro dos tempos da internet que logo estará superado pela mais indie banda alternativa da semana. Minha conclusão foi não! Meus argumentos para esta conclusão são os seguintes: a banda é consistente; nem todo hype faz com que bandas venham a sucumbir( vide franz ferdinand e white stripes); gostar de discos novos e idolatrá-los não é pecado, pois o erro está em idolatrar qualquer coisa ou em querer inventar uma grande banda( como ocorreu com os australianos do Jet) e o grande número de lançamentos vai trazer muitas bandas duradouras para manter a vitalidade deste cinquentenário chamado Rock´n´Roll. Bem, depois desse tremendo discurso vai baixar( ou comprar) o cd Be He Me!

domingo, dezembro 17, 2006

THE YOUNG KNIVES


Um dos discos que entrou em minha lista de melhores de 2006 ainda me encanta a cada nova audição. falo do Young Knives e seu Voices of animals and Men.
como várias ótimas bandas do Reino Unido o Young Knives está no seu primeiro LP e vem arrebatando fãs por onde passa. formada em Oxford, ING, este trio é um dos ótimos exemplos do vigor da nova safra inglesa. em 2002 a banda era conhecida como Young Knives...are Dead( tendo inclusive lançado um mini LP com esse nome) e após participar do festival Truck a banda mudou o nome assinou com o respeitado selo Transgressive para o lançamento do single Kunky Music Make my Heart beat faster, com a boa receptividade. em 2005 sua fama aumentou ao abrir shows de Futureheads e Hot Hot Heat. os Knives foram preparando o terreno para um trabalho mais sólido, o que ocorreu neste ano. o lp tem ótimas faixas como The Decision( produzida pelo Gang of Four- mais uma banda que bebe nos caras!- Andy Bell). Shes Attraced To pode ser um som para qualquer festa de rock indie, assim como Part Timer. os Knives tem um vigor muito próximo ao dos rapazes do The Rakes, sem parecer cópia. ótimos riffs e vocais de Henry Dartmall são alguns dos pontos altos dessa ótima banda. Se você estiver curioso baixe o cd e vá direto a Here Comes the Rumour Mill e comprove o que falei. um banda para estourar em festas e que parece ter um ótimo vigor ao vivo. se mesmo assim você desconfia me chama para discotecar sua festa indie de fim de ano e comprove o que escrevi.