sábado, janeiro 31, 2009

THE CRAFTMEN CLUB

Já que o post anterior foi de uma banda canadense cantando em francês, agora vou postar uma banda francesa que canta em inglês. Essa banda é o CRAFTMEN CLUB, trio de garage/indie rock, formado em 2000, e que está lançando seu segundo cd, Thirty Six Minutes. Com influências que gravitam entre a garagem do MC5 e o indie do LIBERTINES, esses franceses são puro rock na veia com canções diretas e riffs grudentos. O disco tem boas músicas como Back in Town, Desert Land, Goodbye Mother, I Cant Get Around, When I Try(que está no goear) & Hold Out Yours Hands. Esse lançamento é mais uma prova que existe muita música boa sendo feita fora do eixo EUA/UK. O link para baixar está nos comentários. Boa diversão.



sexta-feira, janeiro 30, 2009

M. WARD

Dentre os vários cd "baixados" em janeiro um passou batido e foi uma grande injustiça, pois trata-se do novo disco de Matt Ward, ou melhor, de M. WARD, um dos melhores cantores da cena indie folk da atualidade. Seu útimo Ep(To Go Home,2007) foi postado aqui no blog e revelava toda sua criatividade para belas melodias que grudam em seus tímpanos e fazem o cerebro pedir mais e mais. E seu novo disco, lançado no início desse ano, intitulado Hold Time, mantém a mesma fórmula(ou melhor a marca M. WARD) em músicas como To Save Me(que está no goear), Epistemology, Rave On, For Beginners e Never Had Nobody Like You. Uma das melhores audições deste iníci e que tem vários hits(como as canções citadas) para uma boa lista indie. O link para baixar está nos comentários. Boa diversão.

quarta-feira, janeiro 28, 2009

MALAJUBE- Labyrinthes


Falar que o rock canadense tem gerado grandes nomes de prestígio internacional é chover no molhado. Definitivamente os canadenses deixaram de ser um apêndice dos americanos para desenvolver um dos cenários mais consistente da cena rock da atualidade. Novidade é ver uma banda da atual cena canadense cantando em francês(de cabeça não lembro que artistas que façam seu trabalho integralmente na língua da pátria de Danton e Robespierre). Aqui entra o quarteto de Montreal MALAJUBE, que está lançando seu terceiro cd, intitulado Labirynthes. A banda considera a opção pelo idioma francês como forma de chamar atenção e de diferenciar-se das outras bandas canadenses e faz muito bem, pois com o diferencial do idioma e uma sonoridade que mistura um indie-pop com psicodelia com influências de FLAMING LIPS, SUPER FURRY ANIMALS, RADIOHEAD & THE ALIENS(como pode ser constatado ao ouvir Labirynthes). Ursuline abre o álbum(foi também a primeira a vazar) já com um clima pop/psicodélico no melhor estilo do SUPER FURRY ANIMALS. Porté disparu é pop grudento por excelência, com um refrão super pegajoso(para mim a melhor música do disco). Hérésie lembra as baladas do POLICE, enquanto Luna é o FLAMING LIPS da fase final dos ano 90/início do século XXI. Outros destaques do disco são Les Collenboles, Le Tout-puissant, Christobald( a mais RADIOHEAD do disco) . No geral Labyrinthes é um bom disco, com canções que casam muito bem o pop melódico e viagens instrumentais bem calculadas, ótimos vocais de Julien Mineau e alguns hits potenciais para as rádios indies da net. O link para baixar está nos comentários. Boa diversão.

terça-feira, janeiro 27, 2009

ANIMAL COLLECTIVE

Dentre os vários lançamentos de 2009 que "vazaram" em 2008 o álbum do ANIMAL COLLECTIVE, intitulado Merriweather Post Pavilion, é com certeza um dos destaques, ao dosar na medida certa psicodelismo, sons eletrônicos e belas melodias. O mais legal do disco é que ele consegue manter a linha "indie", sem deixar de ser pop, tendo canções que são perfeitas para as rádios. Um bom exemplo disso é o vídeo de My Girls, lançado nesta semana. Com certeza esse é o melhor disco de 2009 vazado em 2008. O link para baixar está bos comentários. Boa diversão.



domingo, janeiro 25, 2009

VON BONDIES

Falar que uma banda foi formada em Detroit já provoca uma ótima expectativa, pois a cidade tem tradição de revelar grandes nomes para a história do rock. E se essa banda já tiver gravado dois bons discos o terceiro estiver vazando na net, aí mesmo que a angústia vai aumentar. Pois o VON BONDIES, é de Detroit, tem dois bons álbums, mas decepciona no lançamento de seu terceiro trabalho, intitulado Love, Hate and Then There's You, deixando uma frustração em seu público. Seus trabalhos anteriores tinham os pés na garageira(principalmente o segundo, intitulado Pawn Shoppe Heart), que fez a fama de sua cidade natal e dava vigor e originalidade as canções do grupo, mas Love... foi composto com uma perspectiva mais próxima de um rock-pop radiofônico, que faz o som deles ficar parecido com as bandas inglesas atuais, como você pode notar em 21st Birthday(só clica no goear logo abaixo). As trocas na formação da banda provavelmente provocaram reflexos nessa mudança do som. O disco não chega a ser um pavor, tendo boas músicas como Earthquake, mas deixa uma sensação de vazio em relação aos seus antecessores. Para conferir isso é só pegar o disco no link dos comentários. Boa diversão.


sábado, janeiro 24, 2009

I WAS A KING- I Was a King


Já comentei aqui que a Noruega tem uma cena pop/rock bem consistente, além da conhecida "true norwegian black metal". Um bom exemplo disso é o grupo I WAS A KING, que está lançando seu cd, homônimo, e despertando atenção na Europa e nos EUA. A banda, formada em Oslo, tem como cabeça o inquieto Frode Stromstrad e lançou um ep no ano de 2007, intitulado Losing Something Good for Something Better, já deixando claro que seu som é uma mistura de NEIL YOUNG, MY BLOODY VALENTINE, DINOSAUR JR. & TEENAGE FANCLUB, sendo uma perfeita combinação do power-pop com guitarras shoegaze. A pegada pop do disco já aparece logo na primeira música, Still, que tem tudo para fgurar nas melhores rádios indies da net. Step Aside, Golden Years e A Name That Husts to Say tem um clima dos final dos anos 80 e início dos 90, mostrando com a banda segue as influências citadas. Breathe, Stay Warn, Not Like This(um hit em potencial), Weighing Anchor e Norman Bleik(que tem um clima de NEIL YOUNG, fase Ragged Glory, com mixagem do TEENAGE FANCLUB) Com canções curtas(só uma tem mais de três minutos), riffs diretos e vocais cuidadosamente bem comportados, o I WAS A KING fez um disco agradável e divertido, com músicas que grudam na sua mente e provocam aquela vontade de ouvir novamente. Um bom disco precisa de algo mais do que isso? O link para baixar está nos comentários. Boa diversão.

quarta-feira, janeiro 21, 2009

THE NATIONAL

E ontem apreceu na rede uma nova música dos americnaos do NATIONAL, intitulada So Far Around The Bend. Esta canção estará na coletânea Dark Was the Night, prevista para o dia 17 de fevereiro, que o selo 4AD lancará para ajudar a Red Hot Organization em sua luta contra a Aids. O cd ainda trará participações de DAVID BYRNE, NEW PORNOGRAPHERS, BEIRUT, YO LA TENGO, dentre outros grandes nomes. Dá uma conferida abaixo em mais uma bela canção dos rapazes do NATIONAL. Boa diversão.


terça-feira, janeiro 20, 2009

SUBTROPICS


A cena electro cresceu muito em 2008 e a perspectiva para 2009 é melhor ainda. Fugindo dos estereotipos tanto da eletrônica ou do rock, as bandas e djs que atuam nestas cena estão conseguindo agradar tanto aos fãs do rock como do eletrônico, abrindo uma boa perspectiva para os dois gêneros. E Florianópolis é uma das cidades brasileiras na qual este estilo de som ganhou mais espaço nos últimos tempos, sendo a prova disso o projeto SUBTROPICS, coletânea que reúne as bandas SUPERPOSE, MOTTORAMA & DISCOBOT. Esses três grupos vem agitando o circuito da ilha, com perfomances marcantes e festas históricas, chamando atenção inclusive de veículos do centro do país, como o blog Trabalho Sujo e o site rraurl.com. SUBTROPICS é um ep que apresenta uma faixa de cada artista(na versão original) e o remix das outras bandas. Pode ter certeza que as versões ficaram matadoras e são um prato cheio para as melhores pistas, como pode compravado na versão original de Lights Out, pelo DISCOBOT. O link para baixar está no myspace do projeto(vale também uma conferida no myspace ce cada banda ) ou nos comentários. Boa diversão.


domingo, janeiro 18, 2009

HANDSOME FURS- Face Control


E 2009 chegou e trouxe uma enxurrada de lançamentos. Por dia são vários discos que você baixa e coloca na fila para ouvir(em alguns casos não ouvir), sendo complicado indicar quais os que mais lhe agradam, pois nem tudo que surge no seu hd tem uma qualidade tão boa assim(musicalmente falando). É claro que sempre temos destaques, como o segundo cd do duo(o terceiro duo postado no blog) canadense HANDSOME FURS. Surgida em Montreal no ano de 2005, essa dupla é composta por Dan Boeckner, membro da celebrada banda WOLF PARADE, e Alexei Perry, que ao unirem forças ciraram um som que mescla influências indies(como NEUTRAL MILK HOTEL) nas guitarras com batidas eletrônicas que criam climas algres, tensos e viajantes. Seu primeiro disco, Plague Park de 2007, foi bem recebido e neste início de 2009 surge Face Control, segundo petardo da dupla(que foi buscar inspiração na europa oriental para as canções do disco). O cd abre com a pegada eletrônica de Legal Tender, uma faixa que pede uma remix para pistas. Talking Hotel Arbat Blues tem um clima de anos 90, enquanto a oitentista I´m Confused é agitada e nervosa na medida certa, também pedindo passagem nas pistas. All I Want Baby is Everything traz um clima meio U2(pelo seu riff). Thy Will be Done é outro bom momento do ábum, por seu clima radiofõnico. Radio Kaliningrad fecha o disco em grande estilo. No geral Face Control apresenta uma eficiente mistura de guitarras com batidas eletrônicas e se não inova também não compromete, sendo um dos bons lançamentos desse início de ano. O link para baixar está nos comentários. Boa diversão.

terça-feira, janeiro 13, 2009

ASOBI SEKSU

Uma das bandas mais interessantes da cena nova-iorquina lançará um novo trabalho em 2009. Falo do duo ASOBI SEKSU, que era um quarteto, passou a ser um trio e agora tem como integrantes Yuki Chikudate & James Hanna e mais alguns amigos que colaboram(conforme eles falam no myspace), já  apareceu aqui no blog com seu primeiro disco homônimo e agora retorna com o lançamento de Hush, no mês de fevereiro. Fazendo um som na linha de bandas como BLONDE REDHEAD, MY BLOODY VALENTINE, SONIC YOUTH e YO LA TENGO, eles tiveram boa recepção de seu segundo disco, lançado em 2006, intitulado Citrus. Seu novo cd traz um som mais pop, com menos distorções guitarrísticas, dando ênfase a uma soniridade com boas melodias(em alguns momentos suaves até demais) e passagens grudentas, sempre com destaque para a bela voz Yuki. Destaques para Sunshove(melhor canção do disco), In the Sky, Me, sing Tomorrow arties & Mary, I can See e Familiar Light. O fato negativo e que nenhuma canção foi cantada em japonês(o que existia nos outros álbuns), mas não chega a ser fatal para o disco. Citrus ainda é o melhor disco deles, mas Hush tem tudo para emplacar em algumas listas de melhores de 2009 e brindar as rádios indies com prováveis hits. Como mostra do som da banda coloco no goear(que está logo abaixo) Me & Mary, primeiro single desse novo trabaho. Nos comentáriso você já sabe o que vai encontrar. Boa diversão.


segunda-feira, janeiro 12, 2009

FRANZ FERDINAND


E "vazou" nesse final de semana passado o terceiro álbum dos escoceses do FRANZ FERDINAND. Tonight, título do disco era um dos lançamentos, mais esperados do ano e, felizmente, não decepcionou os fãs da banda. Ouvi o cd e gostei bastante, mas ao invés de fazer comentários sobre o disco vou linkar o post do Matias no Trabalho Sujo, que para mim resume de maneira clara e direta o que a banda e o álbum representam. Não vou colocar o link para o álbum, pois em razão da caçada promovida pela gravadora eles duram menos de duas horas ativos, e aconselho a procurá-lo no soulseek(lá está mais fácil que nos servidores normais). Boa diversão.

domingo, janeiro 11, 2009

MOTORAMA- Psychotronic is the Beat!


E vem da Itália uma das gratas surpresas deste início de 2009: a dupla MOTORAMA. Se você acha que a música na bota fica resumida a Pepino di Capri e Luciano Pavarotti está muito enganando, pois desde o final dos anos 60 existe uma ótima cena de rock naquelas terras com os mais variados estilos, podendo citar nomes como MARLENE KUNTZ, TRE ALLEGRI RAGAZZI MORTI, YUPPIE FLU e a PFM(clássica representante do movimento progressivo dos anos 70 naquele país). E o MOTORAMA, formado em Roma, no ano de 1996, como quarteto e que atualmente é um duo composto por Donatella e Daniela, vem de uma face muito interessante da cena, pois as meninas fazem um ótimo punk/trash de garage, com influências de WHITE STRIPES, OBLIVIANS, GASOLINE & BLACK LIPS, como pode ser conferido no seu lançamento do ano passado, intitulado Psychotronic is the Beat!. Abrindo com a suja Black & White elas já deixam claro que a combinação guitarra e bateria é explosiva. Tick Tramp e Tell Me!!What!! mantém o colima acelarod do álbum. Damaged Gods é um ótimo cover para essa boa canção do seminal GANG OF FOUR. Outros destsaques do cd são Gossip Reputation, I Do as I Like, Superalcoholic e Candy Kisses. If You Could See Me encerra o disco num clima "mais clamo", com seu marcante riff. Psychotronic é um disco rápido e certeiro, com músicas com bons riffs e com um clima de anarquia pairando no ar. A cena italiana ainda tem muita coisa boa para ser revelada(e vou postar outras aqui no blog). O link para baixar está nos comentários. Boa diversão.

sexta-feira, janeiro 09, 2009

DAVID BOWIE

Ontem, dia 08 de janeiro, um dos personagens mais importantes da história do rock festejou seu aniversário: Mr. DAVID BOWIE, que completou 61 anos. Sempre que você ler a palavra criatividade pode associa-la a este grande cantor/compositor. Seja fazendo rcok básico, encarnando Ziggy Stardust, flertando com a eletrônica, dance, soul, cinema, fazendo parceria com figuras como LOU REED & IGGY POP e explorando todas novidades tecnológicas possíveis, BOWIE marcou seu nome como uma referência para as novas gerações. Para uma breve homenagem fica um vídeo do homem em ação(tocando Oh You Pretty Things na BBc em 1972) e um link para baixar a compilação feita por ele para o iTunes e o "oficial bootleg" Live Santa Monica ´72.

terça-feira, janeiro 06, 2009

R.I.P.- RON ASHETON

E uma triste notícia para os fãs do rock neste terça foi a morte de Ron Asheton, guitarrista dos STOOGES. Ron foi um dos grandes responsáveis pelos riffs insanos que no final da década de 60 e início da de 70 criaram os alicerces do punk rock. Infelizmente o reconhecimento do seu trabalho veio muito tarde(só no recente retorno da formação clássica da banda), mas com certeza todos garoto que pegar uma guitarra para descarregar sua raiva e insanidade vai buscar inspiração nos riffs de Ron Ashton. Como lembrança fica um vídeo da clássica I Wanna Be Your Dog.

sábado, janeiro 03, 2009

BUILT BY SNOW- Mega


E 2009 já inicia mostrando a nova realidade que tomou conta do mundo dos lançamentos musicais nos últimos anos: o vazamento antecipado de álbuns. Se você for olhar a lista de discos agendados para lançamento neste início de ano, elaborada pelo PITCHFORK, pode ter certeza que mais de 90% desses trabalhos surgirá na rede de "forma alternativa" antes de chegar ao iTunes, Amazon ou ao formato de cd. Para estar sintonizado com essa nova tendência nada melhor que descobrir novos lançamentos, como o álbum Mega do grupo americano BUILT BY SNOW. Formado na sensancional cidade de Austin, Texas, esse quarteto mistura influências de bandas como STROKES, CARS, DEVO & GARY NUMAN para criar um power-pop super grudento e radiofônico. O disco abre com a curta e empolgante Giant Robots Attack. Something in 3D, com um "woo-woo-woo" que fica martelando os tímpanos, e faz com que você fique cantarolando-o no banheiro ou no elevador. All the weird Girls Now é perfeita para pistas de rock, assim como Invaders. Outros destaques do cd são Science of Love, Algometric Touch & A-Beta. Mega é um bom disco de power-pop(em algumas músicas lembrando o clássico Outubro ou Nada do BIDÊ OU BALDE), que pode trazer referência a várias outras coisas que você já escutou, mas que serve muito bem para aquela meia hora(tempo de duração do álbum) diária de diversão que todos adoramos. O link para baixar está nos comentários. Boa diversão.