domingo, junho 29, 2008

BEANGROWERS- Not in a Million Lovers

Em outros posts, aqui no blog, já comentei como o advento da internet acabou com a dificuldade em conhecer novas bandas. Nos dias atuais basta um pouco de paciência e persistência para se descobrir as mais variadas bandas dos lugares mais inusitados do mundo. E o melhor é que muitas tem ótima qualidade nos trabalhos lançados. O trio BEANGROWERS é um bom exemplo do que acabei de falar. Formado na metade dos anos 90 , na ilha de Malta, eles começaram a chamar a atenção com sua primeira turnê alemã, em 1997, e de lá para cá foram obtendo prestígio de público e crítica na europa e nos EUA, tocando inclusive no festival SXSW, e estão lançando neste ano o seu quarto cd, intitulado Not in a Million Lovers. O som dessa banda traz referências de PJ HARVEY, BLONDIE(pelos vocais femininos de Alison Galea), WHITE STRIPES & METRIC. O disco abre com Quaint Affair, faixa embalada pela doce voz de Alison. Untitled Forever e a faixa-título são exemplos de belos riffs conjungados com vocias bem encaixados e melodias grudentas. Outros destaques são Available, Dephts of Bavaria, Machine & God Band Bad Name(com seus riffs influenciados pelo pop/rock inglês da atualidade). Life´s a Bitch Then She Sings in your Band encerra o álbum em grande estilo. O BEANGROWERS pode não ser a banda mais inovadora da atualidade, mas com certeza seu suas músicas são muito agradáveis e demostram uma bela vocação melódica. Só para lembrar, Malta fica perto da Sicília. O link para baixar está nos comentários. Boa diversão.

quinta-feira, junho 26, 2008

THE VIRGINS- The Virgins


A cena roqueira de New York é mundialmente conhecida pelos grandes nomes lá revelados(basta lembrarmos que o berço do punk americano nasceu na Big Apple) e pela quantidade/qualidade das bandas surgidas naquela cidade. O quarteto THE VIRGINS, formado em 2005, é outro exemplo da qualidade da cena novaiorquina. considerado por alguns críticos como a resposta americana ao grupo inglês HARD-FI eles trazem várias influências do pop/rock dos anos 80(DURAN DURAN & ELVIS COSTELLO), funk & disco, e estão lançando seu homônimo primeiro cd, que já entra na lista de destaques do ano. She´s Expansive abre o cd com um um belo riff de guitarra e uma melodia dançante que empolgam o ouvinte. One Week of Danger é um hit potencial para as melhores psitas de dança. Teen Lovers é a mostra da influência oitentista do grupo, com seus riffs e vocais remetendo ao pop grudento daquela década. Radio Christine & Love is Colder Than Death são uma mescla das melhores influências do pop/rock atual e tem tudo para estar no playlist das melhroes rádios rock do planeta. Outros destaques são Fernando Pando, Murder, Hey Hey Girl(com uma levada de STROKES) & Private Affair. Uma das revelações do ano, para mim, ao misturar na medida certa pop e rock dançante de forma talentosa e criativa, resultando em músicas que ficam na memória e dão aquela vontade de cantarolar enquanto se caminha na rua. O link para baixar está nos comentários. Boa diversão.

domingo, junho 22, 2008

INFADELS- Universe in Reverse

O INFADELS está com cd novo na praça, o segundo, intitulado Universe in Reverse. Se você nunca ouviu falar dessa banda é bom prestar um pouco mais de atenção a enxurrada de lançamentos que estão inundando blogs, torrents e programas de p2p. Formado em 2003 esse quinteto londrino é mais um exemplo de boa banda perdida dentre inúmeros grupos que lançam seus trabalhos a cada dia no hemisfério norte e acabam tendo momentos de fama restritos a Inglaterra e, no máximo, EUA e Canadá. Seu primeiro cd, We are not the Infadels, teve boa recepitividade no ano de 2006 e deu ao grupo o status de ser o próximo na fila para estourar. Infelizmente isso não aconteceu e eles ficaram esquecidos até o início desse ano, quando lançaram um single e anunciaram seu segundo cd. Circus of the Mad não foi uma boa escolha para abertura do disco, pois é uma música cansativa ao ser o pior tipo possível de pop radiofônico. Make Mistakes é a candidata em potencial a hit nas rádios e nas pistas com sua pegada e refrão grudento. Free Things for Poor people é outra candidata a hit radiofônico com sua melodia assobiável. Outros destaques são A Million Pieces, Chemical Girlfriend & How to Disapper. No geral Universe in Reverse é um disco regular em que a mistura de rock com eletrônica, influenciada por DAVID BOWIE, DAFT PUNK e uma pitada de Britpop, tem bons momentos isolados mas não funciona no conjunto do álbum. Última curiosidade sobre a banda: Alex Bruford, baterista, é filho da lenda Bill Bruford(se fizer discos com a metade da qualidade dos trabalhos lançados pelo pai nos anos 70 e 80 vai muito longe). O link para baixar está nos comentários. Boa diversão.

quarta-feira, junho 18, 2008

BOGART & THE ADDICTIVES- Bogart & the Addictives

O rock francês já esteve em destaque neste espaço com a nova geração de bandas, capitaneadas por nomes como ASYL, NAAST, BB BRUNES E PLASTICINES, que estão criando uma identidade para o rock feito na terra da torre Eiffel. Um dos principais atrativos da bandas citadas é o fato de cantar no idioma local, restringindo um pouco a abrangência mundial, mas sendo um fator importante para dar identidade a essa cena. Mas como o momento é favorável ao rock francês as bandas que cantam em inglês também estão obtendo destaque. Posso citar o TEENAGERS que conseguiu sucesso no início do ano, chegando a estar em importantes festiviais na Inglaterra e nos EUA. E agora surge mais um expoente do rock francês cantado em inglês, o BOGART & THE ADDICTIVES. Esse quinteto formado em Toulouse traz influências de bandas como JOY DIVISION, MAGAZINE, GANG OF FOUR, HAPPY MONDAYS & B52´s para criar um pop moderno e dançante, com belos riffs. Woman in Uniform abre o disco em alto astral e com destinado certo para as melhores pistas. Monsoon Lovers deixa evidente a influência pós-punk da banda, perceptível em Get Ride Early Grey. Killing Klang Dusseldorf é uma mistura de B52´s com GANG OF FOUR e também tem os requisitos para animar boas festas. Penny Arcade Peepshow, Mocassine Yer Kaister & Anyway são outros destaques do álbum. Um bom disco para difundir ainda mais o rock francês(independente do idioma) e mostrar a qualidade de uma das melhores cenas da atualidade. O link para baixar está nos comentários. Boa diversão.

domingo, junho 15, 2008

THE BLACK GHOSTS- The Black Ghosts

E vasculando algumas páginas de internet me deparei com um dos discos que estava esperando neste ano de 2008: o debut do duo inglês BLACK GHOSTS. A história deles começa no no de 2006 com o fim da banda de electro/psicodélico SIMIAN, que era composta por James Ford, James Shaw, Alex MacNaughton & Simon Lord. Enquanto os dois primeiros formaram o SIMIAN MOBILE DISCO, que já empalcou vários hits nas paradas indies, Lord se juntou ao músico Theo Keating e começou a penetrar em uma seara soturna com o BLACK GHOSTS, lançando singles que despertaram a atenção da crítica e credenciaram seu primero cd como um dos disco de 2008. E, posso garantir, não houve exagero. O cd abre com Anyway You Choose to Give It, um petardo direcionado as melhores pistas do mundo, tendo como mérito fazer com que o ouvinte fique impossibilitado de manter-se parado, tal a pegada disco-dance da música. It´s Your Touch traz um clima do pop oitentista, sendo altamente recomedável para uma trilha sonora de final de tarde. Repetition Kills You tem a participação espeicla do ex- BLUR & GORILLAZ, Damon Albarn. I Want Nothing, I Don´t Know & Face, com seu clima contagiante, são outras canções que vão estar nos mehoeres setlists de elcetro rock dos próximos meses. Para mostrar a diversidade da dupla Something New é puro PAUL McCARTNEY da fase Back tot he Egg. Um dos melhores cds do ano, até o momento, misturando elentos oitentista, melas baladas e o melhor do electro rock para cruar uma química capaz de incendiar as melhores pistas do mundo. O link para baixar está nos comentários. Boa diversão.

quarta-feira, junho 11, 2008

TRICKY- Knowle West Boy

O ano de 2008 está sendo, assim como os três últimos, sensacional para os amantes da música pop, com seus inúmeros lançamentos de qualidade(recomendo uma olhada na lista dos melhores discos do ano feita pelo KID VINIL em seu blog). E os fãs do Trip-Hop, estilo surgido nos anos 90 com semelhanças ao Hip-Hop/eletrônica tendo um estilo mais lento e arrastado, estão sendo premiados pelo belo retorno do PORTISHEAD, com o álbum Third, e agora com o vazamento dos mais novo disco de TRICKY, intitulado Knowle West Boy. Com um início de carreira ligado a outro expoente do gênero, o grupo MASSIVE ATTACK, TRICKY adquiriu respeito por discos como Maxinquaye e Nearly Gold e firmou-se como um dos expoentes do Trip-Hop. Após cinco anos de silêncio ele retorna com esse novo lançamento para dar novo ânimo a sua carreira(seu último disco antes desse intervalo, Vulnerable, foi seu trabalho menos inspirado). Knowle... abre com o blues provocante de Puppy Toy, vai para o acid-dub de Bacative e deixa o ouvinte com a certeza que os erros do seu trabalho anterior estão superados. C´mon Baby é um tiro certeiro para as pistas de dança, assim como Slow. Council State, primeiro single do álbum, tem no seu ritmo nervoso e nas alternâncias ácidas do som seu grande destaque. O clima soturno de Past Mistake traz a tona o início dos anos 90. Coalition, Cross to Bear e Far Away são outros destaques do cd. TRICKY mantém uma característica que me atrai muito: a presença de vocais femininos sensuais e misteriosos para gerar, como em Knowle..., um clima corrosivo e instigante e fazer com que o ouvinte tenha vontade de escutar várias vezes o disco. Um ótimo retorno, para abrilhantar o ano de 2008. O link para baixar está nos comentários. Boa diversão.

domingo, junho 08, 2008

MOSCOW OLYMPICS- Cut the World

Ao descobrir que a banda MOSCOW OLYMPICS era das Filipinas parei para pensar como a música pop está realmente globalizada. Esse ano outra banda daquele país, o TAKEN BY CARS, já despertou atenção pela qualidade do su primeiro trabalho e agora chega a vez desse quinteto mostrar ao mundo um revival dos ano 80 com muita inspiração e qualidade. Esse quinteto está lançando o Ep Cut the World com sete músicas, cantadas em inglês(e tem algum mal nisso?), que mostram como misturar as influências, no caso deles na praia do shoegaze de bandas como o clássico MY BLOODY VALENTINE, na fase mais dark do CURE e numa cnsiderável pitada de JOY DIVISION/NEW ORDER, pode gerar um resultado interessante. What is Left Unsaid abre o cd num climão NEW ORDER dos primeiros discos, mantido em No Winter, No Autumm e em Second Trace. Safe é a melhor faixa do disco com seus riffs viajantes. Ocean Sign traz, outra vez, as influencias claras da banda de mr. Peter Murphy e do som de Manchester dos anos 80. A faixa-título encerra o cd com suas paredes de guitarras capazes de deixar qualquer trintão com saudade da adolescência. Um disco simples, com bons arranjos e uma produção enxuta mas eficaz, com várias referências oitentistas que mostram um bom horizonte para essa banda. Se eles tiverem sorte podem ter espaço para seus dez minutos de fama. O link para baixar está nos comentários. Boa diversão.

quinta-feira, junho 05, 2008

TILLY AND THE WALL- O


O quinteto americano TILLY AND THE WALL deixa como primeira impressão aquela sensação de que você já escutou seu estilo de música várias vezes, e que esta é mais uma banda desconhecida dos EUA. Pode ser até verdadeiro isso, mas é inegável que o som desse grupo tem ótimos momentos e merece destaque. Formado no ano de 2001, na cidade de Omaha, eles chamaram a atenção do circuito indie com o cd Wild Like Children, que trazia as influências de NEUTRAL MILK HOTEL, PAPAS FRITAS, RILO KILEY e pela peculiar percussão, feita com o sapateado de Jamie Willians e as palmas das vocalistas Neely Jenkins & Kianna Alarid. O mais recente disco do grupo, intitulado O, traz hits certeiros para as rádios e pistas indies. Tall Tall Glass abre o cd com um clima docinho, com vozes femininas dobras e piano redondo, e entediante. Mas de Pot Kettle Black para frente a união de belas melodias, distorções na medida certa e hits certeiros dão nova vida ao álbum. Cacofony & I Found You são cheias de metais que criam um clima dançante. Jumblier é o momento ARCADE FIRE do disco. Chandelier Like & Dust me Off tem a cara do som indie dos anos 90, principalmente a linha do NEUTRAL. Outros destaques do cd são Falling Without Knowlingl, Poor Man´s Ice Cream & Too Excited(com seu clima oitentista). Ao final do álbum fica aquela sensação de mais do mesmo sem ser entediante, pois se a inovação é mais percebida ao vivo, pela peculiar percussão, O tem melodias agradáveis e umas três músicas que podem figurar nas listas das melhores de 2008. O link para baixar está nos comentários. Boa diversão.

domingo, junho 01, 2008

THE ZUTONS- You can do Anything

O ano de 2008 está pródigo em número de lançamentos. A cada dia surgem novos títulos de bandas novas e de grupos que lançam novos trabalhos para engordar a discografia(ainda dá para falar discografia?). Um exemplo desse segundo caso é o quinteto inglês THE ZUTONS, com seu mais recente trabalho, You Can do Anything. Formado na Inglaterra, na cidade de Liverpool, no ano de 2001, esse grupo foge um pouco da estética pós-punk que domina a maioria das novas bandas da terra da rainha. Com um primeiro cd, Who Killed... the Zutons?, que obteve boa repercussão de público e crítica eles chamaram a atenção com sua mistura de rock alternativo, soul music, ANIMALS, THE CORAL, DEVO & DEXYS MIDNIGHT RUNNERS para criar um som reverenciando as influências, mas com muita personalidade(o que pode ser conferido também no segundo disco, Tired of Hanging Around, e em You Can...). O disco abre com o rock vigoroso de Harder and Harder. What´s your Problem é outro ponto alto do cd com seu clima dançante. You Could Make the Four Walls Cry(aqui merecem destaque os vocais da dupla David McCabe e Abi Harding), Always Right Behind You, Don´t Get Caught, Give me a Reason(com uma boa influência de U2) e a balada rock/country Little Red Door são outros destaques do cd. Um bom disco, com momentos irregulares(como Dirty Rat e as cansativas Family of Leeches e Bumbag) que não chegam a comprometer, capaz de manter o nível dos trabalhos anteriores e com alguns hits potenciais para os festivais do verão europeu. O link para baixar está nos comentários. Boa diversão.