terça-feira, novembro 28, 2006

MELHORES DE 2006- parte I

E o final de ano sempre traz consigo as famosas listas do melhores discos e das melhores músicas. Em um ano de ótimas surpresas e grandes retornos, fica complicado fazer uma lista sem cometer injustiças. Poderia fazer como a loja Rough Trade, que escolheu os 100 melhores do ano, mas preferi uma fórmula mais tradicional, citando os dez melhores discos internacionais de 2006. Sem maiores delongas e antes que altere minhas preferências, são eles:
1- Raconteurs- broken boy soldiers
2- Comets on fire- Avatar
3- Arctic Monkeys- Whatever...
4- Fratellis- Costello Music
5- Yeah Yeah Yeahs- Show Your Bones
6- Silversun Pickups- Carnavas
7- Midlake- the trails of Van Occupanther
8- The Young of Knives- Voices of animals and men
9- The Long Blondes- Giddy Stratosphere
10- Art Brut- bang bang rock´n roll
E aí, faltou algum? deixa um comentário citando qual. quem sabe não aumentamos a lista para 20.

sexta-feira, novembro 24, 2006

banda da semana- HEARTLESS BASTARDS


O gosto musical é algo peculiar, que muitas vezes gera preconceitos e pré-conceitos sem nenhum sentido. Os fãs do rock dos anos 60 e 70 falam que o rock morreu. Os fãs da década de 80 dizem que ela foi um esplendor para o rock. A verdade é que grandes bandas do rock de antigamente movem garotos e garotas a criarem novas bandas muito interessantes.
É o caso do Heartless Bastards, banda que tenho escutado muito nesta semana. Formado por Erika Wennerstom, Mike Lamping e Kevin Vaughn em Dayton, Ohio, com dois discos- Stairs and Elevators( foto- 2005) e All This Time(2006)- lançados, tendo influências de Patti Smith, PJ Harvey( do início de carreira) e Velvet Underground e muita personalidade, este trio mostra como a nova geração do rock americano está provando que boas bandas não ficam localizadas em momentos históricos determinados. É empolgante ouvir músicas como Gray, Piano Song, Onions aonde podemos observar toda a vitalidade desta ótima banda. Escute sem preconceitos e perceba como o rock consegue autoreproduzir-se e manter acesa a vitalidade que o criou.

quinta-feira, novembro 23, 2006

KATACULTURA VOLTA COM FORÇA TOTAL

Aos que estão acessando o blog nas últimas semanas e sempre dão de cara com o excelente disco da Aretha é necessário um esclarecimento: por total falta de tempo deixei de atualizar este espaço que para mim é muito legal e importante. Nem a promessa da colocar as músicas que rolo no Gasômetro foram cumpridas e sei que muitos perderam o interessante para voltar a acessar o Katacultura.
Felizmente meu tempo voltou e agora vou atualizar o blog toda segunda, quarta, sexta e sábado. Vou indicar novidades do rock mundial, divulgar a legal cena independente nacional e prestar uma homenagem a grandes bandas do passado. Espero que todos gostem!